Protagonismo financeiro feminino? Yes, we can!

Protagonismo financeiro feminino? Yes, we can!

Publicado em 21 de junho de 2021
Beatriz Furtado e Andrezza Rodrigues, sócias da HerMoney

Quantas mulheres você conhece que são donas de uma empresa? Quantas mulheres você conhece que tocam um negócio, seja grande ou pequeno? Quantas mulheres você conhece que são as principais provedoras da família?

Aposto que você consegue citar várias. Talvez suas avós, sua mãe, ou outras mulheres da família se encaixam nesse perfil. Suas amigas e conhecidas também. Talvez você própria ocupa esse espaço. 

Mas a verdade é que muitas mulheres, mesmo produzindo, vendendo e gerenciando uma empresa — e muitas vezes sozinhas nesse papel — não se consideram uma empreendedora, ou uma mulher de negócios. Muitas nem chegam a racionalizar a posição que ocupam, só tocam as demandas do dia a dia porque sabem que, se não resolverem as coisas, provavelmente a família inteira irá sofrer as consequências. Soma-se a isso a falta de apoio e a falta de conhecimentos específicos, que tornam o processo muito mais difícil.

Mulheres ajudando outras mulheres

Um sonho

Contadora de formação e com um histórico consolidado na área financeira de diversas empresas, no final de 2019 Andrezza Rodrigues resolveu fazer uma proposta no seu perfil do Instagram: “Você mulher está com dificuldades de organizar as finanças da sua empresa? Me manda as suas informações que eu faço para você e te devolvo”. Andrezza ganhou 300 seguidoras em 2 dias e começou a receber pedidos de ajuda. 

Era a prova que ela precisava de que entender sobre dinheiro, a base para qualquer negócio se manter de pé, era uma dor real para muitas mulheres. Esse é um conhecimento que deveria ser obrigatório, mas não é tratado com seriedade. Não temos educação financeira nas escolas, e o assunto é uma espécie de tabu no mercado. Mas, principalmente, a gestão da área financeira da empresa é um dos setores onde o machismo mais prevaleceu. Basta lembrarmos que há apenas 58 anos que as mulheres podem ter uma empresa de forma totalmente autônoma no país.

A realidade feminina

Com essa validação em mãos, Andrezza foi entender melhor o cenário brasileiro para poder propor uma solução para esse problema. Se juntou à amiga Beatriz Furtado e mergulharam em pesquisas.

Descorbiram que o cenário era ainda mais preocupante. Um levantamento do Sebrae de 2019 mostrava que pelo menos 66% das empresas lideradas por mulheres não fazia uma gestão financeira. Isso significa mais de milhares empresas que deixam de existir a cada ano porque vão a falência por falta de conhecimentos básicos. São milhares de sonhos destruídos.

A submissão financeira causa até hoje consequências econômicas no dia a dia da mulher. Sem nenhuma mudança, no ritmo atual, só iremos obter a paridade de gênero completa em 257 anos. Os dados são do Fórum Econômico Mundial de 2019.

Diante desses dados, foi inevitável pensar em caminhos para tentar resolver esse problemas.

A solução para empreendedoras

Um movimento de mulheres criando a primeira plataforma do Brasil para cuidar das finanças de empresas de mulheres, para que elas cresçam cada vez mais seguras e sustentáveis. Foi assim que nasceu a HerMoney. Ninguém entende tanto uma mulher quanto outra mulher, por isso nosso propósito é facilitar o protagonismo financeiro feminino.

A HerMoney é uma plataforma inteligente de gestão financeira que facilita a vida das empreendedoras ao levar os principais processos de controle para a ferramenta mais usada por elas: o WhatsApp.

Ao invés dos complicados sistemas de gestão disponíveis no mercado que obrigam as empreendedoras a gastar muito tempo inserindo manualmente dados de receita e despesa, a HerMoney desenvolveu uma tecnologia única de automação e inteligência artificial para que essas informações possam ser enviadas diretamente pelo WhatsApp da maneira mais simples possível: basta uma foto e uma mensagem de texto com a descrição da despesa ou receita para que a situação financeira da empresa seja atualizada automaticamente.

Com a HerMoney também é possível fazer a conciliação bancária automática e, em casos de transações não identificadas, resolver pendências na hora, diretamente pelo WhatsApp. Essas funções, somadas às sessões exclusivas de mentoria sobre planejamento financeiro com as especialistas da HerMoney, simplificam a vida das empreendedoras para que elas possam se dedicar ao que fazem melhor: cuidar das suas vendas e dos seus clientes.

Já imaginou o que as mulheres podem fazer com o apoio das tecnologias que facilitem sua jornada e amplifique seu potencial? Experimente a HerMoney por 14 dias grátis

Vamos juntas!

Sigam nas redes
Endereço

Rua Av Oliveira Paiva 1600
Fortaleza - Ceará

Telefone

Geral: (85) 9 891-11792

Contato

[email protected]om.br

HerMoney Consultoria Ltda.
CNPJ: 39.526.187/0001-05